16 de maio de 2013

Retórica Digital é tema de e-book com acesso livre



O professor Antonio Carlos Xavier, coordenador do Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia na Educação da Universidade Federal de Pernambuco (Nehte/UFPE) acaba de publicar o seu primeiro e-book com acesso gratuito.

Intitulada Retórica digital: a língua e outras linguagens na comunicação mediada por computador a publicação eletrônica, escrita em formato de ensaio, tem o objetivo de dissertar sobre “retórica digital”, tema que o autor nomeia como uma “grande colcha reflexiva de retalhos”. 

“Ensaio é um gênero textual aberto, inconcluso e reticente por definição. Permite que se façam reflexões livres, porém sensatas e verossímeis. Apesar de conhecer toda a liberdade que tal gênero oferece, procurei conduzir as reflexões nesse trabalho acadêmico de forma sistemática”, afirma o autor que separou a obra em três grandes blocos temáticos: Língua, linguagens, tecnologias; Língua, linguagens, identidades; e Língua, linguagens, retóricas.


“Dissertei sobre a “retórica digital” a partir da constatação de três acontecimentos que contribuíram decisivamente para seu surgimento. O primeiro aborda a natureza tecnológica da linguagem. O segundo mostra como as convergências tecnológica, sociocultural e linguística são vistas como movimentos inevitáveis às sociedades que se complexificam em razão da incansável procura do homem por sua real identidade. No terceiro momento postulei que a “retórica digital” é um efeito das variações no uso da modalidade escrita da língua, quando mesclada a outras formas de linguagem, tais como imagens e sons significativos acionados simultaneamente e processados cognitivamente por sujei¬tos que interagem mediados por ferramentas telecomunicacionais” conclui Antonio Carlos. 

O e-book está disponível tanto para acesso online, como para download. Os interessados podem realizar o acesso através do link: 

http://issuu.com/pipacomunica/docs/ebook-retorica-digital_antonio-carlos-xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por interagir. Responderemos o mais breve possível.